Instabilidade do ombro ( luxação)
Instabilidade do ombro (luxação)
A instabilidade do ombro é uma condição crônica que causa deslocamentos (luxações) freqüentes da articulação do ombro.
Causas
Uma luxação ocorre quando o começo do úmero (a porção da bola) desloca-se parcial ou completamente da glenóide (a parte do soquete) do ombro. Uma luxação parcial é referida como subluxação enquanto que uma separação completa é referida como uma luxação.
Fatores de risco
Os fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver instabilidade no ombro incluem:
-
Lesão ou trauma no ombro
-
Esporte com movimentos repetitivos acima do nível da cabeça, como baseball, natação, voleibol ou levantamento de peso
-
Ligamentos e cápsulas frouxas do ombro
Sintomas
Os sintomas comuns da instabilidade dos ombros incluem dor com certos movimentos do ombro; Pode-se ouvir ou sentir um estalo;
Tratamento conservador
O objetivo do tratamento conservador para a instabilidade dos ombros é restaurar a estabilidade, a força e toda a amplitude de movimento. As medidas de tratamento conservador serão realizadas através de fisioterapia.
Cirurgia
Quando as opções conservadoras de tratamento não conseguem aliviar a instabilidade do ombro, pode-se recomendar a cirurgia de estabilização do ombro. A cirurgia de estabilização do ombro é feita para melhorar a estabilidade e função na articulação do ombro e prevenir luxações recorrentes. Pode ser realizada artroscopicamente, dependendo da sua situação particular, com incisões muito menores. A artroscopia é um procedimento cirúrgico em que um artroscópio, um pequeno tubo flexível com uma câmera de luz e vídeo no final, é inserido em uma articulação para avaliar e tratar as lesões. Em alguns casos, a cirurgia artroscópica não é a indicada, e então deve ser realizado o procedimento de maneira convencional.