Artrose do ombro

Artrose do ombro

Sintomas
 

A artrose do ombro causa dor e rigidez no ombro e tipicamente ocorre em pessoas com mais de 50 anos. A marca registrada é dor e diminuição do movimento. A artrose pode resultar em dor que pode ser constante ou aumentar com a atividade. O diagnóstico é geralmente óbvio em radiografias que mostram espaço reduzido nas articulações e esporões ósseos.
 

Causas e Anatomia
 

A artrose é a perda de cartilagem que recobre a articulação. As causas mais comuns de artrose do ombro são idade (avançada) e genética. Além disso, a artrose pode ocorrer após um trauma. Por exemplo, as pessoas que deslocam (luxam) o ombro em uma idade jovem são mais propensas a ter artrose em anos posteriores. Outras condições, como artrite reumatóide e outras doençås reumáticas, podem aumentar o risco de artrose do ombro.

Os dois locais comuns para artrose são a articulação acromioclavicular (AC) e a articulação glenoumeral. A artrose da articulação acrômio clavicular é essencialmente universal (aparece em pessoas acima de 30 anos) e normalmente não é dolorosa. Não resulta em perda de movimento. A artrose glenoumeral, por outro lado, é menos comum e afeta a articulação esférica. Este texto aborda a artrite glenoumeral.

 

 

Tratamento
 

Decidir realizar a cirurgia é baseado na alteração da qualidade de vida que a artrose está provocando, ao invés do grau da artrose mostrado nas radiografias. A maior parte das artroses progride lentamente ao longo dos anos. Uma ressonância ou tomografia computadorizada só é necessária se a cirurgia for considerada.

As opções de tratamento incluem:

 

  • Tratamento conservador: Antiinflamatórios, acupuntura e repouso são os principais.

  • Cirurgia: no caso de os sintomas não melhorarem com cuidados conservadores, a cirurgia é uma opção. Existem duas opções.

  • O primeiro é um procedimento artroscópico. É mais provável que seja bem sucedido em pacientes com artrose leve.

  • A segunda opção é a prótese do ombro. Muitas pessoas ouviram falar de uma prótese do quadril ou do joelho, mas não sabem sobre a prótese do ombro. A articulação do ombro é substituída por implantes, que serão responsáveis pelo movimento do úmero com a escápula.

Faça o agendamento da consulta.

Clínica Pólus 

  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social

As informações desse site tem objetivo puramente informativo e não isenta a necessidade de consulta a profissional capacitado e habilitado.