Síndrome do impacto

Síndrome do impacto

É a condição da inflamação dos tendões e bursa da articulação do ombro. É uma das causas mais comuns de dor no adulto. O ombro é uma junta “bola-e-soquete”. Uma “bola” na parte superior do osso do braço, o úmero, se encaixa perfeitamente em um “soquete”, chamado de glenóide, na escápula. O impacto no ombro também é chamado de ombro do nadador, ombro de tenista ou tendinite do manguito rotador.
 

Causas
 

O impacto resulta da pressão no manguito rotador de nos ossos da escápula, à medida que o braço é levantado. É mais provável que ocorra em pessoas jovens e de meia idade que se envolvam em atividades físicas que exigem movimentos de braços repetidos. A dor pode ser devido a uma “bursite” ou inflamação da bolsa que cobre o manguito rotador ou uma “tendinite” do próprio manguito. Em algumas circunstâncias, uma lesão parcial do manguito rotador pode causar a dor na síndrome do impacto.
 

Sintomas
 

Indivíduos com impacto no ombro podem sofrer dor intensa em repouso e durante as atividades, fraqueza do braço e dificuldade em levantar a mão acima da cabeça.
 

Diagnóstico
 

O diagnóstico envolve exame físico pelo médico, radiografia e eventualmente exames de ressonância magnética ou ultra-som podem ser solicitados para avaliar possíveis lesões ou a inflamação.
 

Opções de tratamento conservador
 

A Síndrome do impacto do ombro pode ser tratado com repouso, gelo, antiinflamatórios e fisioterapia. Eventualmente as injeções de corticóide podem ser administradas se a dor persistir (infiltração).
 

Cirurgia
 

A cirurgia artroscopica é uma opção de tratamento, com objetivo de fazer descompressão e bursectomia.

Faça o agendamento da consulta.

Clínica Pólus 

  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social

As informações desse site tem objetivo puramente informativo e não isenta a necessidade de consulta a profissional capacitado e habilitado.