Tendinite calcária
Tendinite calcária
Sintomas
A tendinite calcária é um acúmulo de cálcio dentro do tendão do manguito rotador. Quando o cálcio se acumula no tendão, provoca uma irritação e pressão química entre o manguito rotador e o osso chamado acrômio. A dor da tendinite calcária pode ser extrema. Em alguns casos, a descoberta do problema ocorre no pronto socorro, devido a intensidade da dor, que leva o paciente a buscar ajuda imediata .
Causas
A causa da tendinite calcária é desconhecida. Na maioria dos casos, não há lesões tendíneas. Muitas pessoas observam os sintomas após atividades repetitivas, pois isso agrava a resposta química e mecânica. A tendinite calcária não é normalmente associada a elevados níveis de cálcio no sangue ou a alta ingestão de cálcio.
Tratamento
A tendinite calcária eventualmente desaparece espontaneamente (o cálcio é absorvido pelo organismo), mas isso pode demorar vários anos. Na maioria dos casos (> 80%), a condição pode ser gerenciada de forma conservadora com uma combinação de repouso e antiinflamatórios. Normalmente, o manguito rotador está intacto e o diagnóstico é realizado através de radiografias simples. Por isso, uma ressonância magnética raramente é necessária, a menos que os sintomas não estejam melhorando.
As opções de tratamento incluem:
Medicamentos : antiinflamatórios – são usados para reduzir dor e inflamação. Ocasionalmente, os esteróides orais, como a prednisona, também podem ser usados. O uso prolongado deve ser evitado e estes devem ser tomados com alimentos, pois podem afetar o revestimento do estômago. Em casos de problemas gástricos o uso deve ser interrompido.
Terapia: Fisioterapia pode ser um bom complemento do tratamento.
Cirurgia: No caso de a tendinite calcária não se resolver com cuidados conservadores, a cirurgia é uma opção. Isso geralmente é considerado se os sintomas não estão melhorando após 4 a 6 meses de tratamento conservador.